MODALIDADES DO SLACKLINE
- sportropefitness
- 3 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima.
O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
Modalidades
Trickline
Geralmente praticado a partir de 80cm de altura, o Trickline permite a realização de posições mais estáticas em cima da fita, não há saltos acrobáticos apenas equilíbrio extremo, exigindo bastante preparo físico e treino.
Jumpline
A fita usada nesta modalidade possui 3 centímetros de largura e é bastante elástica. A ideia é que o praticante seja impulsionado para o alto, facilitando a realização de saltos e giros. Como permite uma série de movimentos, o jumpline é o mais indicado para queimar calorias fazendo acrobacias acompanhadas com saltos.
Longline
Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as suas dificuldades. E treinar a musculação motora.
Highline
Praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência ou 6 a 8 anos de prática e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução exemplos cabos de aços.
Waterline
É a pratica do Slackline sobre as águas, seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do Jumpline e as quedas nunca serão mal desejadas.
Yogaline
Como sugere o próprio nome da modalidade, o praticante realiza poses derivadas da yoga tradicional, como exercícios respiratórios e meditação. O Yogaline exige muito das pernas para se manter nas posições pelo tempo necessário.
Baseline
Esta modalidade possui os mesmo princípios que o highline com a diferença de que, no lugar dos equipamentos de segurança, é usado uma mochila de paraquedas nas costas. Logo, além de ter domínio no slack line, é preciso também ser experiente em paraquedismo.
Freesolo Slackline
A diferença desta modalidade é que NENHUM equipamento é usado. De longe é a vertente mais perigosa do slackline e que necessita imenso domínio tanto da fita como mental, além de já ter passado diversas vezes pelo highline.
Comments